
Felipe Alexandre Wagner
OAB/SC n. 76.978
É graduado em Direito pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP/SC) e especialista em Direito Público pela Universidade de Caxias do Sul (UCS/RS).
​
Realizou estudos em Direito Probatório Contemporâneo pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU/DF), em cooperação com a Universidade de Girona (Espanha), com foco em epistemologia jurídica, standards de prova e racionalidade das decisões judiciais, área na qual desenvolveu aprofundamento teórico alinhado às discussões mais atuais do processo penal e do processo constitucional.
​
Sua trajetória profissional soma mais de 12 anos de dedicação ao serviço público, incluindo aproximadamente seis anos e meio de atuação no Ministério Público Estadual e Federal, onde exerceu os cargos de Assistente de Promotoria de Justiça e Assessor Jurídico, respectivamente. Essa experiência foi complementada por estágios em órgãos do sistema de justiça, responsáveis pela consolidação de uma formação prática sólida e transversal.
​
Mantém formação complementar contínua com mais de 40 cursos de capacitação, treinamentos avançados e certificações nacionais e internacionais, voltados à atuação em casos complexos e de alta sensibilidade institucional, contemplando Direito Penal Econômico e Empresarial, lavagem de dinheiro, recuperação e confisco de ativos, organizações criminosas, cooperação jurídica internacional, crimes cibernéticos, criptoativos e blockchain, inteligência financeira, compliance e integridade corporativa, justiça penal negociada, análise econômica do direito, epistemologia e standards probatórios, prova penal contemporânea, direitos humanos e controle de convencionalidade.
​
Participou de programas avançados de investigação patrimonial, financeira e digital, incluindo capacitações específicas sobre darknet, marketplaces ilícitos, ativos digitais, financiamento do terrorismo, perícia e técnicas especiais de investigação, bem como de cursos voltados à gestão de crises, consensualidade, acordos complexos, colaboração premiada e recuperação de ativos.
​
As capacitações foram promovidas por instituições no Brasil e no exterior, como a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Ministério Público Federal, Academia Nacional de Polícia, Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), Egmont Group of Financial Intelligence Units, American Bar Association (ABA), U.S. Department of Justice (DOJ/FBI).
Durante a graduação, foi bolsista de programas institucionais de ensino, pesquisa e extensão, incluindo o Programa de Apoio à Extensão e Cultura (PAEC/UNIARP), a Bolsa Art. 170 do UNIEDU (Governo do Estado de Santa Catarina) e o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE/SED-SC), tendo participado de projetos acadêmicos e comunitários nas áreas de educação, cidadania e desenvolvimento regional.
​
Nesse período, desenvolveu pesquisas acadêmicas sobre colaboração premiada, que resultaram na elaboração de sua monografia de conclusão de curso e na publicação de artigo científico intitulado “O Instituto da Colaboração Premiada à Luz da Lei das Organizações Criminosas (Lei n. 12.850/2013): uma análise material, processual e constitucional”, publicado pelo Núcleo de Pesquisa em Direito da UNIARP (ISSN 2316-4042).
​
Possui, ainda, experiência docente, tendo atuado como professor da disciplina Teoria Geral do Processo (TGP) no Curso de Direito da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), campus de Caçador/SC, experiência que contribuiu para o aprofundamento teórico, didático e metodológico de sua atuação jurídica.

